quinta-feira, 23 de abril de 2009

Um Santo à cavalo....


Bem dito seja meu Santo...
O nosso Santo Campeiro...
Vitorioso cavaleiro...
Que encilha todos os dias...
E que sai pelas coxilhas...
Recorrendo o pago inteiro...
Assobiando no tranco...
Num pingo de pêlo branco...
Amadrinhando o campeiro...

Vens no galope dos ventos...
Com teu pala colorado...
Guerreiro santificado...
De lança firme na mão...
Enfrentastes o dragão...
Proteger foi teu legado...
E sempre serás lembrado...
Enquanto houver religião...

Guerreiros de Sousa Neto,Texeira Nunes...
Cavalarianos na carga...
No meio da guerra amarga...
Protegestes um por um...
E te chamavam de Ogúm...
Os de cor preta e parda...
Com trapos rubros por farda...
Sem horizonte nenhum...

E eu sou filho deste taura...
Do Santo garrão de tuna...
E numa tarde lobuna...
Que a noite vem devorando...
Eu quero te ver laçando...
No rodeio das estrelas...
E a armada do teu sovéu...
Desenrolando no céu...
Em constelações sinuelas...

E no 23 de Abril...
Eu te peço proteção...
Copo d´agua,vela acesa com dizeres de oração ...
Isso tudo me conforta...
E espadas de trás da porta...
Pra afugentar o dragão...
Sal grosso,galho de arruda...
Que é pra que o Santo acuda...
Em caso de precisão...

Vitorioso São Jorge...
Uso tuas armas,visto teu manto...
Meus inimigos ficam em pranto..
Sou forte,sou destemido...
Tenho fé,sou aguerrido...
Com peleia não me espanto...
E pra carregar um tesouro...
Eu marquei pra sempre no couro...
A imagem do meu Santo...

(Poesia campeira de Holmes Gomes Filho)

Nenhum comentário: