sábado, 25 de abril de 2009

"Charla con Don Baigorra"




Compermiso Don Baigorra...
Vengo del lado Oriental...
En una mano traje plata y en la otra bosal...
Vine comprar un caballo...
Para jefe de manada...
Que apriete en la paleteada...
Con mucha sangre caliente...
Y necesito urgente...
Dos o tres yeguas domadas...


Pos se achegue meu patricio...
Que tal o baio encerado?
De montar dos dois costado...
Pingo pra china e criança...
Nem na doma fez lambança...
Isso é flor de patacuero!!!
Só não é dos mais ligero...
Confirmado e de confiança...



Lo que me diz del alazan?


Esse aí é cavalinho...
E ainda ta de bocal...
Não serve,não leve à mal!
Parece uma saracura...
Dizê que é das égua pura!
E ainda flor de cabulozo...
Volta e meia baixa o tozo...
Nem com os ferro da na altura...

Y el gateado,Don Baigorra?

Tire a cruzera da guaiaca,patrício!
Só não repare a broma...
O gateado, é minha doma...
Topa qualquer parada...
Não é pra perna ensaboada!
Nem pra índio fundilhudo...
Exprementa este cuiudo...
E leva pra tua manada....

Me gusto las dos tordilla...
Lo que me diz el compadre?


Tanto a negra ou a vinagre...
Isso são flor de lasquiada...
A negra,me deu uma dentada...
Bem na volta da paleta...
Me largo torto e gambeta...
Mas sou do sistema antigo...
E palanquiei de castigo...
Antes de acarcá as rozeta...



As cria do baio véio...
Estas são pro meu parcero...
As fia do Delantero...
Mas isso que é égua boa!
Não são esses bixo à-toa...
Isso eu garanto pra ti!
São de apartar lambari...
E desviar pingo em garoa...



Muchas gracias,Don Baigorra...
Gevo el gateado y las irras del baio...


Não comprou nenhum Lobuno?
E nem tampouco Tobiano?
Fez bom negócio o hermano...
Cavalhada de patrão!
Garantiu minha comissão...
E quando falarem BT,mesmo depois que eu morra...
Vão lembrar do Baigorra...
Até a quinta geração...


(Poesia-diálogo- Charla con Don Baigorra-Holmes Gomes Filho)

Um comentário:

Marcelo Wallau disse...

Buenas índio veio!!
Será que me vendes um caballo dessos para camperear aqui nos campos do Texas? Hay que ser pingo güeno, pues o calor também achica, ligero para disparar das malicia e ágil num aparte, para mostrar pr'esses la tradición del gauchaje!

Muy lindos os versos, como sempre. Por aca tudo tranquilo.
Um grande abraco desde Texas!