domingo, 8 de junho de 2008

Estirpe


Da costa do Camaquã,ela veio...
Cria lá dos Barba Azul...
Não existe mais no sul...
Me falou o Carijó...
Que é da estirpe Bororó...
Que eram overos e bragados...
Os fletes mais respeitados...
Ligeiros que davam dó...


E veio de mão em mão...
A overa colorada...
A Bororó afamada...
De confiança nos arreio...
Das que não renega freio...
E é professora de laço...
Do indio cançar o braço...
Jogando armada em rodeio...


Oigalê tempo gaúcho!!!
Quando rasgavas banhado...
Com alguém enfurquilhado...
Atropelando o destino...
Que era o de correr bovino...
Paleteando a lida bruta...
E fazendo a reculuta...
Em várzea de campo fino...


Quantos nomes já te deram...
Rude crioula retaca...
Chita,Bragadinha;India,Polaca...
Mas o nome Bororó...
Foi o tropeiro que deu...
Ao longo dos corredores...
Onde esta estirpe nasceu...
Tu es crioula na escência...
Tens a pura procedência...
Que hoje o Rio Grande esqueceu...


Por estas léguas de campo...
Nesta vida reiuna...
Eu não invejo fortuna...
Tenho prenda e um piazote amado...
Eu já sou afortunado!!!
Mas quem tem um Bororó...
Até um gaudério que é só...
Tem um tesouro guardado...


E este tesouro é teu meu filho...
Tu és um guri de sorte...
Vais andar do sul ao norte...
Deste Rio Grande altaneiro...
Tu vais aprender ligeiro...
Com esta crioula de lei...
Que é um presente que eu te dei...
Pra que tu sejas campeiro...


Do lombo da Bororó...
Teras as mais lindas lembranças...
De carreiras,de tombos de lidas e de andanças...
Com as patas da bororó...
Escreveras tua historia...
Que ficaram na memória...
Dos teus tempos de criança...

(Estirpe-Holmes Gomes Filho)

Um comentário:

Unknown disse...

CONTINUES,COM ESTA INSPIRAÇÃO,LINDO DEMAIS
GAUCHO E ISTO
CAVALO,PAMPA,POESIA A PRENDA E LA AO PE UM CUSCO DAS CONFIAÇA BARABENS.!!!!